R. Expedicionário Holz, 149 - Tel. (47) 3422-5309
 
Incio arrow O Yga arrow Textos e Artigos arrow Aulas para Iniciantes
Aulas para Iniciantes PDF Imprimir E-mail

Definimos as aulas para iniciantes como um exercício biológico por excelência, indicado a quem sabe, por uma questão de cultura geral, que o ser humano precisa exercitar-se para não deteriorar seu corpo, não se torne disforme e não morrer cedo.

É um estágio preliminar, obrigatório antes do interessado ter acesso ao Yôga propriamente dito. Vai trabalhar exclusivamente o corpo, com efeitos imediatos, intensos e de larga duração. Desenvolve a flexibilidade, a vitalidade, o tônus muscular e a saúde como um todo. Tem uma proposta descomplicada, sem filosofia, sem compromissos, sem sânscrito.

Consiste em técnicas corporais sem cansaço, exercícios biológicos, baseados em movimentos conscientes, sem repetição, que atuam prioritariamente em três áreas:

1) Flexibilidade - esta compreende o alongamento muscular e a flexibilidade articular, pois o alongamento só atua no âmbito muscular; contudo, se queremos conquistar uma boa flexibilidade, precisamos aumentar o ângulo de amplitute das articulações.

2) Tônus muscular - visa ao aumento de força, a definição da musculatura e o enrijecimento dos tecidos, sem comprometer a flexibilidade.

3) Vitalidade - ao realizar um trabalho continuado e gradual que promove profundas mudanças na vascularização da massa muscular, reforçadas pelo aumento de oxigenação celular e a redulção do stress, o resultado é uma sensação de bem estar, boa disposição, alegria de viver e incremento na saúde de todos os tecidos e órgãos do corpo.

Não se trata de ginástica. A educação Física e os esportes são muito bons dentro dos objetivos a que se propõem. A aula para iniciantes não é ginástica. Tampouco é contra a ginástica. Simplesmente oferece mais uma opção.

 
< Anterior   Prximo >